Projetos

O PROJETO

O diálogo com os jovens costuma ser bastante difícil, pois, nessa fase de autoconhecimento e crescimento, eles costumam viver seus primeiros desafios e questionamentos e, principalmente, formar suas personalidades. É nesta fase também que costumam viver situações e fazer escolhas que refletem em toda sua vida .
Porém, se, nesta fase descobrem, de um lado, sua força e independência, de outro, experimentam as sensações de rejeição, carência e perda etc, que por inúmeras vezes não é expressada por esses jovens que passam a viver um turbilhão interno, e é nesse momento, quando as emoções são identificadas, que os jovens simplesmente reagem a elas.

Infelizmente, é na juventude que costuma acontecer o primeiro contato com as drogas. Esse contato é promovido na maioria das vezes por colegas e conhecidos. Em outros casos, trata-se de uma questão familiar que se apresenta há mais de uma geração.
As drogas podem levar a caminhos tortuosos, e muitas vezes, sem volta.

Surge assim, o projeto ATITUDE CONTRA AS DROGAS, que visa abordar esse delicado tema e alcançar os mais diversos grupos de jovens nos mais diversos ambientes.
O projeto almeja criar um ambiente de interação com o público e, para isso, utilizamos canais de comunicação diferenciados e interativos como teatro, internet e várias formas de arte.

Como todas as ações do Grupo Atitude, essa é uma ação cuja abordagem é feita de acordo com as peculiaridades de cada local.

FASE PREPARATÓRIA

Em primeiro lugar, é feita uma pesquisa junto às escolas para verificar as principais drogas que são consumidas e os principais problemas sociais e interpessoais que esse jovens enfrentam. Nesse momento o grupo atitude se reúne com o corpo docente definindo quais aspectos da peça a equipe pedagógica gostaria que a palestra fosse focada..
Paralelamente a essa pesquisa, os alunos são convidados a participar de um concurso de frases contra drogas, elaboradas pelos próprios alunos. Nesse momento esses jovens são estimulados a pensarem sobre o assunto. Esse convite é feito por meio de uma chamada teatral feita de sala em sala nas escolas.
As frases de destaque da escola são enviadas à equipe Atitude que selecionará as melhores que concorrerão ao um premio especial. A cada evento são distribuídas camisas que ilustram e motivam esse trabalho, com o objetivo de registrar e deixar uma marca que esses jovens possam levar com eles.

O EVENTO

No dia da realização do evento acontecem várias atividades. Dentre elas, uma dinâmica entre os alunos para uma “escolha popular” entre as frases sobre drogas já escritas pelos alunos. O mais votado ganha um prêmio especial!
Há também um teatro com personagens que representam e ilustram de forma lúdica e didática, o universo das drogas experimentado por esses jovens. Através desse teatro procuramos descrever situações que eles vivem ou conhecem, utilizando músicas, linguagem e vestuário que são familiares a eles. Vale ressaltar que os atores são jovens, e portanto, se inentificam facilmente com o público.
Uma grande ferramenta que possuímos é a flexibilidade de customizar o espetáculo de acordo com as necessidades de cada escola.
É incrível ver como é impactante esse momento, uma vez que eles entendem onde podem ser levados por suas escolhas!
Durante o evento, é feito um grafite em tempo real, que fica como registro dessa importante visita no local!
E para tornar tudo ainda melhor, o final inesquecível com um artista convidado, contando como conseguiu o sucesso sem precisar do uso das drogas.

PÓS-EVENTO

Após o evento, a Atitude continua mantendo contato com esses jovens
pelas redes socias como Facebook.
O objetivo é acompanhá-los e manter um canal de comunicação no qual eles podem falar de seus problemas.